Ievidosol/HistoriaEventosTotalmenteOnline

De Wiki do texto Livre
Voltar à página do EVIDOSOL

Eventos Totalmente Online

O que são eventos totalmente online?

Quando pensamos em montar um evento totalmente online, a idéia foi dispensar o uso de qualquer tecnologia que impedisse alguém de participar. Ou seja: tendo acesso a qualquer computador conectado, qualquer pessoa conseguisse tanto assistir quanto participar interativamente do evento. Para isso, escolhemos uma forma não usual de evento, a forma escrita, no IRC.

Segundo a Wikipedia, congressos online são eventos assincrônicos, pois "buscam contornar as limitações de tempo e geografia, características dos congressos presenciais, pela liberdade inerente à Internet de hora e local para a participação." No entanto, queríamos realizar um congresso sincrônico, um congresso em que as pessoas estivessem conectadas ao mesmo tempo, somente separadas pela geografia.

Semana Azul

Um evento que foi realizado assim, no Brasil, foi a Semana Azul, realizada em 2005 para divulgação do Mozilla. Promovida por Cárlisson Galdino, dela resultou um relatório, disponível em PDF. Nas palavras de Galdino: "É interessante um evento online por ser geograficamente democrático. Pelo menos para temas bem específicos como divulgação de softwares Mozilla e discussões sobre documentação creio ser uma boa escolha. O uso de palestras simultâneas também me parece interessante, bem como a emissão de certificados (coisa que nem pude pensar em fazer na época, pois a Semana Azul foi mais um "evento na praça")".

EVIDOSOL

O EVIDOSOL busca ser um congresso com toda a infraestrutura de um grande congresso presencial, mas que conta com a presença virtual dos palestrantes e assistentes simultaneamente no webchat do IRC.

O evento é semestral e todos os trabalhos apresentados podem ser submetidos na forma de artigos à revista Texto Livre

O Texto Livre promove o evento com o objetivo de divugar o trabalho de documentação, tão caro à existência do software livre, além de implementar um espaço para que os voluntários do projeto possam ganhar destaque, apresentando seus resultados, críticas, dúvidas e propor soluções.