A equipe de desenvolvimento do grupo Texto Livre atua em três frentes principais: desenvolvimento de softwares para gerenciamento de eventos online, desenvolvimento de aplicações online para ensino de línguas e desenvolvimento de softwares para pesquisa científica na área de linguística e educação, principalmente.

 

Softwares para ensino

Crases

Objetivo principal: Software Educacional para estudo do crases. Integrado no Gramática Online. Site

Gramática Online

Objetivo principal: disponibilização de recursos para estudo da variante culta da língua portuguesa com objetivo de possibilitar autonomia na aprendizagem da língua escrita. Site

Linha do Texto

Objetivo principal: jogo online para trabalhar conceitos e categorias. Site

Livrinho

Objetivo principal: IRCbot para suporte online aos aplicativos TL

Vírgulas

Objetivo principal: software auxiliar para estudo de pontuação (colocação de vírgulas). Fase alfa.

 

Softwares para pesquisa

Chatslide Personalizado

Objetivo principal: Permitir a interação no chat simultânea ao uso de recursos on-line visuais e sonoros numa mesma janela do navegador, com dois níveis de acesso: o usuário e o suporte. Visa coleta de dados e prevê integração com o software de análise de texto dadossemiotica.

DadosSemiotica

Objetivo principal: Software para coleta e organização de dados de pesquisa envolvendo análise de texto escrito em língua portuguesa. Site

Videoteca

Objetivo principal: repositório de vídeos (e outras mídias). Site

 

Softwares para eventos

Chatslide

Objetivo principal: Permitir a interação no chat simulânea ao uso de recursos on-line visuais e sonoros numa mesma janela do navegador, para eventos sincrônicos. Altamente customizável.

PapersEvidosol

Objetivo principal: login único e integração de sistemas para gerenciamento de evento online utilizando chatslide, papers e phpbb.

PapersWP

Objetivo principal: login único e integração de sistemas para evento online utilizando papers e wordpress.

 

Softwares com desenvolvimento concluído ou suspenso

Além dos softwares acima, com desenvolvimento ativo no grupo, existem outros concluídos ou suspensos: a) ACO (Não ativo), b) criaexperimento (Finalizado), c) fonotranscritor (Finalizado), d) LeituraParaGravacao (Finalizado), e) library (fork) (Finalizado) e f) Setfon (Finalizado). O projeto ACO está suspenso, mas diversos de seus componentes estão em desenvolvimento, listados acima e o Portal continua disponível para os usuários.

 

 

Diretoria de Software: Hugo Canalli

Equipe: Ana Matte, Hugo Canalli, Leonardo Freitas, Manassés Ferreira, Paulo Serrano, Rafael Almeida, Rafael Bergamaschi, Rubens Ribeiro, Vitor Lobo, William Colen.